Apenas 32,8% dos professores têm formação específica
Número se refere a docentes do ensino fundamental. No ensino médio a porcentagem sobe um pouco, mas mesmo assim não passa dos 48,3%
Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Rogê Ferreira, no bairro do Jaraguá, em São Paulo (SP)
(Raquel Cunha/Folhapress)
Mais um índice negativo foi divulgado esta semana para constatar as
deficiências do ensino brasileiro: apenas 32,8% dos professores que
trabalham nas séries finais do ensino fundamental (5º ao 9º anos) têm
licenciatura na área em que atuam. Os dados são do Censo Escolar 2013 e
foram compilados pela ONG Todos Pela Educação.
A situação, que já é preocupante, fica mais grave na disciplina de
artes, que tem apenas 7,7% dos docentes com formação específica. Nas
turmas de filosofia, só 10% dos professores tem curso superior na área. A
matéria menos prejudicada é a de língua portuguesa, que tem 46,7% dos
professores com formação.
Disciplina (ensino fundamental) | porcentagem de formados na área em que atuam |
Matemática |
35,9%
|
Língua Portuguesa |
46,7%
|
Ciências |
34,2%
|
História |
31,6%
|
Geografia |
28,1%
|
Filosofia |
10%
|
Artes |
7,7%
|
Educação Física |
37,7%
|
Língua Estrangeira |
37,6%
|
Uma das metas do Plano Nacional de Educação, ainda em discussão na Câmara dos Deputados, prevê que 100% das escolas tenham professores com formação específica em nível superior na área em que atuam em 2022.
As regiões Norte e Nordeste apresentam as piores taxas: apenas 17,6% e 18,1% dos professores têm curso superior para a disciplina que lecionam, respectivamente.
No ensino médio a porcentagem sobe um pouco, mas não passa dos 48,3%.
Nessa etapa de ensino, a disciplina de artes novamente é a mais
prejudicada, com 14,9% dos professores formados em alguma licenciatura
relacionada às artes, que pode ser educação artística, artes visuais,
dança, música ou teatro. Ainda de acordo com o Censo Escolar, o Brasil tem 458.807 professores
sem diploma de ensino superior – 21,9% de um total de 2.095.013 docentes
em atividade. Desses, cerca de 2.000 não terminaram sequer o ensino
fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário