Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mineiro derrota Fátima e o PT indica Francisco das Chagas para a Educação

Sem consenso, PT decide no voto a indicação de um nome para a secretaria Educação de Robinson


03JA_Audiencia-publica-sobre-VLT---Fernando-Mineiro--(13)O Partido dos Trabalhadores aguarda a confirmação do governador diplomado Robinson Faria (PSD) quanto a se acatará ou não a indicação do partido para ocupar o cargo de secretário estadual de Educação do Rio Grande do Norte. A indicação de Chagas foi encaminhada ao governador no último sábado, após decisão interna do PT na qual a executiva do partido, por nove votos a seis, escolheu o nome de Chagas para a pasta da Educação. Indicado pelo grupo do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), Chagas venceu o concorrente na disputa interna, o também professor Getúlio Marques, que havia sido posto na concorrência pelo grupo da senadora eleita Fátima Bezerra (PT).
Francisco das Chagas é professor da rede pública e está no Ministério da Educação Cultura (MEC) desde o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele coordenou a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), assim como coordenou a criação do Piso Nacional do Magistério. Foi, ainda, secretário de Educação Básica do MEC durante a gestão de Tarso Genro. Atualmente, é secretário executivo adjunto do MEC, tendo já atuado como dirigente sindical.
“Nós tínhamos dois bons nomes, gestores e com experiência. Como não teve consenso na indicação de um deles, há de se buscar critérios. Optamos pelo critério de quem tinha mais afinidade com política de educação básica”, afirmou Mineiro à reportagem. Segundo ele, o nome já foi encaminhado ao governador Robinson Faria, que será responsável por acatar e nomear o futuro secretário de Estado da Educação. “Achamos que o nome melhor preparado para enfrentar os desafios da educação do RN é o de Chagas”, frisou.
Até agora, dos espaços oferecidos ao PT, como partido aliado ao futuro governo Robinson Faria, apenas o ocupante da pasta de Educação foi definido pela sigla, que mantém reuniões diárias para discutir as indicações do futuro governo. O governador Robinson Faria anunciou na semana passada que pretende anunciar na terça-feira desta semana (amanhã) a lista dos ocupantes dos principais cargos comissionados da sua administração, a tomar posse dentro de nove dias.
Além da Educação, caberá ao PT a indicação dos secretários de Cultura (Fundação José Augusto), Assuntos Fundiários (SEARA), Secretária da Mulher, Secretaria da Juventude e Empresa Técnica de Extensão Rural (EMATER). Segundo o deputado Fernando Mineiro, os demais nomes seriam definidos de hoje para amanhã, a tempo de encaminhar ao governador eleito para que seja anunciado junto com os demais  nomes previstos para serem confirmados ou revelados amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE, UMA AMEAÇA CONSTANTE

  Com a estação chuvosa é preciso estarmos atentos e cuidarmos para que o Aedes aegypti🦟 não nasça.  Esse é o mosquito que transmite dengue...