Powered By Blogger

domingo, 19 de setembro de 2021

Centenário de Paulo Freire destaca a pedagogia do amor, da liberdade e da cultura

 Neste domingo (19), é celebrado o centenário de Paulo Freire, pedagogo e filósofo. Ele criou o verbo esperançar, para reforçar a necessidade de crença no futuro da humanidade.

Não à toa Pedagogia do Oprimido (1970) está entre os 100 livros mais lidos do mundo. Porque Paulo Freire está entre os pensadores mais respeitados, justamente porque parte da premissa de uma educação voltada para a liberdade e o respeito à dignidade humana.

O Patrono da Educação Brasileira (Lei nº 12.612, sancionada em 2012) nasceu em 19 de setembro de 1921 e faleceu em 2 de maio de 1997, antes, portanto, do país ter o privilégio de vê-lo como ministro da Educação no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.

Somente os paulistanos tiveram o privilégio de ter Paulo Freire como secretário de Educação na administração municipal de Luiza Erundina, de 1989 a 1993, cargo exercido por ele até 1991. O bastante para fazer a diferença com uma gestão amplamente democrática e voltada para o povo.

Mas o seu trabalho foi o suficiente para despertar o ódio na burguesia, que ate ´hoje defende o que Freire chamou de “educação bancária” para as filhas e filhos da classe trabalhadora, ou seja uma educação tecnicista com objetivo de reduzir os horizontes e perspectivas de quem vive do trabalho.

“Paulo Freire é o maior contraponto à escola defendida pelo Ministério da Educação do atual governo federal”, argumenta Arielma Galvão dos Santos, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e diretora de Educação da APLB – Sindicato, na Bahia.

Porque “a pedagogia dele tem como base a liberdade, a leitura do mundo”, em suma, “é educação para transformar as pessoas, que transformam a sociedade para a construção de um mundo com equidade e respeito aos saberes diversos”.

ASSISTA  AOS VÍDEOS:




Fonte: https://ctb.org.br/educacao/centenario-de-paulo-freire-destaca-a-pedagogia-do-amor-e-da-liberdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE, UMA AMEAÇA CONSTANTE

  Com a estação chuvosa é preciso estarmos atentos e cuidarmos para que o Aedes aegypti🦟 não nasça.  Esse é o mosquito que transmite dengue...