O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira (4), aos 104 anos, no Rio de Janeiro. Segundo a equipe médica, Niemeyer estava cercado por familiares. Internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, o arquiteto não deixou de discutir assuntos de trabalho e novos projetos nesse período. Niemeyer estava lúcido até a terça-feira. Foi sedado apenas nesta quarta, pela manhã, quando apresentou um quadro de insufiência respiratória e passou a respirar com a ajuda de aparelhos.
Niemeyer completaria 105 anos no dia 15 de dezembro. Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu no Rio de Janeiro, em 1907 e foi criado no bairro de Laranjeiras. Desde pequeno, gostava de desenhar, fato que chamou a atenção de sua mãe, Delfina Ribeiro. “Fazia formas no espaço, formas que guardava de memória, corrigia e ampliava, como se as tivesse mesmo a desenhar”, disse, certa vez.
Em 1928, Niemeyer casou-se com Annita Baldo, filha de imigrantes italianos com quem teve uma única filha, Anna Maria Niemeyer . Com o casamento, resolveu deixar a boemia de lado e passou a trabalhar na tipografia do pai, Oscar Niemeyer Soares. Nessa mesma época, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes, formando-se em 1934. Antes mesmo de se formar, Niemeyer já trabalhava no escritório dos arquitetos Lúcio Costa, seu futuro parceiro no projeto de Brasília, e Carlos Leão. Relutou em trabalhar em construtoras por não gostar da arquitetura convencional.
continue lendo em:http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/12/oscar-niemeyer-morre-aos-104-anos-no-rio-de-janeiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário