Powered By Blogger

sábado, 2 de novembro de 2013

Fernando Mineiro confirma acordo do PT com PMDB e a candidatura de Fátima para o Senado

Fernando Mineiro confirmou desistência de candidatura ao Governo do Estado. Foto: Divulgação
Deputado Fernando Mineiro
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) confirmou nesta quinta-feira o acordo entre o PMDB e o PT para as eleições estaduais no Rio Grande do Norte, conforme noticiado com exclusividade no último sábado pelo colunista e editor de Política deste o Jornal de Hoje, Túlio Lemos. De acordo com Fernando Mineiro, o acordo assegura a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) ao Senado, com o PMDB indicando o candidato ao governo.
O acordo foi costurado pela deputada Fátima Bezerra, segunda vice-presidente nacional do PT, com o presidente estadual do PMDB e presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves. No último dia 21 de outubro, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chancelou o entendimento com representantes do PT estadual, entre eles, Fátima, Mineiro, o presidente do diretório estadual, Eraldo Paiva, o vereador Hugo Manso e o candidato a presidente do PT, Olavo Ataíde.
“Na reunião, a deputada Fátima informou sobre as conversas desenvolvidas com dirigentes do PSD e do PMDB, em especial a conversa com o deputado Henrique Alves, presidente do PMDB-RN, ocorrida no dia 18 de outubro, onde foi colocada a nossa candidatura a Senado numa possível chapa com o PMDB. De acordo com o informe, o deputado Henrique havia se mostrado favorável a esta reivindicação”, afirma Mineiro, em nota distribuída ontem.
Segundo Mineiro, na oportunidade o presidente do diretório nacional do PT fez uma avaliação do cenário nacional, com destaque para as conversas travadas com os dirigentes nacionais do PMDB. “Em relação ao nosso Estado, fomos informados sobre os andamentos da aliança com o PMDB local, onde este partido indicará o candidato a governo conforme, inclusive, foi noticiado recentemente pela imprensa nacional”.
Segundo o petista, “as decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”.
 
CONDICIONANTE
Até então pré-candidato do PT a governador, o deputado Fernando Mineiro também afirmou, em sua nota, que, diante do acordo PMDB/PT, retira sua pré-candidatura. Contudo, para não ser mais pré-candidato, o petista impôs uma condicionante: que a candidatura do PT ao Senado Federal seja realmente efetivada. Caso contrário, deixa a entender, fica em aberta a possibilidade de o PT voltar atrás e lançar candidatura própria ao governo do Estado em 2014.
“Foi no contexto da garantia do PT ter a candidatura ao Senado que eu disse que não apresentaria meu nome como candidato a governo do Estado. Reafirmei a Rui Falcão o que já havia dito a ele em outra ocasião e que tenho afirmado publicamente: nossa prioridade na chapa majoritária é a candidatura ao Senado. Estando resolvido este assunto retiro o meu nome da disputa para o governo”, diz o petista.
O deputado Fernando Mineiro, que concorreu à Prefeitura de Natal em 2012, quase chegando ao segundo turno na reta final da campanha, reafirmou, entretanto, que só enfrentaria o desafio de disputar o governo se tivesse o apoio do partido a nível local e de suas lideranças – principalmente, caso contasse com o apoio nacional.
“Até porque já passei por experiência que não quero repetir. Além do mais, a decisão sobre formação da chapa majoritária estadual (governo/vice e senado) está condicionada às decisões nacionais”, observou.
Mineiro encerrou o comunicado afirmando que, em 2014, estará dedicado ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Reafirmo que o nosso Estado precisa e merece que a disputa eleitoral de 2014 aconteça sob o signo do debate de propostas político-administrativas concretas e que, de fato, apontem para a retirada do Rio Grande do Norte do caos a que ele foi levado. Minhas melhores energias estarão direcionadas para cumprir meu modesto papel na disputa mais importante de 2014: a reeleição da presidenta Dilma”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE, UMA AMEAÇA CONSTANTE

  Com a estação chuvosa é preciso estarmos atentos e cuidarmos para que o Aedes aegypti🦟 não nasça.  Esse é o mosquito que transmite dengue...