Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Betinho vai sair do DEM: “Quero ir para um partido da base de Dilma”

Depois de a única governadora do DEM no Brasil, Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, ensaiar momentos de “grande simpatia” com a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, e elogiar francamente a petista esta semana, durante a visita de Dilma e numa entrevista a uma emissora de rádio, eis que surge um dos dois deputados federais do partido, presidido estadual e nacionalmente pelo senador José Agripino Maia, o deputado Betinho Rosado, e confirma que pediu, na semana passada, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), justa causa para sua desfiliação da legenda. Betinho anunciou ainda que seu desejo é se filiar a uma sigla da base da presidente Dilma Rousseff. “Eu quero ir para um partido da base do governo”, afirmou ele, em entrevista ao Jornal de Hoje.
Esta não é a primeira vez que Betinho tenta deixar o Democratas. Ele alega que é discriminado pela direção nacional do partido. Segundo o parlamentar, nos 18 anos em que labuta na Câmara dos Deputados, nunca foi indicado, pelo partido, para presidir qualquer comissão importante ou relatoria de projeto de destaque. “Eu tenho tido uma dificuldade de relacionamento muito grande com o DEM nacional. Já tentei sair uma vez do partido e meus argumentos não foram aceitos pelo TSE. Dessa vez, espero que sejam aceitos”, afirmou o parlamentar, que já teve uma conversa “amigável” com o presidente nacional da legenda, que afirma conhecer há pelo menos meio século.
“Claro que conversei antes (de entrar com a ação de desfiliação) com o senador Agripino, sobre minha insatisfação de estar no partido, e que eu queria ir para outro partido ver se eu tinha oportunidade. Eu creio que há 18 anos eu cheguei (à Câmara Federal) com um potencial muito bom e vivência de vida, como professor universitário, com títulos de graduação, pós-graduação, quase 20 anos de cátedra e discussão, artigos sobre a economia nordestina. Mas essa minha capacidade de produzir não tinha sido reconhecida pelo partido. Porque eu nunca ocupei uma presidência de comissão, nem nunca tive uma relatoria importante. Então, esses argumentos todos me declaravam que o DEM não me queria no partido”, justifica Betinho, que é irmão do secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Carlos Augusto Rosado e cunhado da governadora Rosalba Ciarlini.
“A minha conversa com Agripino não foi uma conversa de deputado querendo deixar o partido do qual ele é presidente. Foi uma conversa de amigo para amigo. Acho que tenho uns 58 anos que sou amigo de Agripino, que conheço desde que tenho cinco anos de idade. Mas foi uma conversa amena. Eu preciso que meus pontos de vista prevaleçam porque eu tenho que realizar um trabalho na Câmara Federal e não consigo”, completou o parlamentar.
DESTINO
Tanto nesta segunda tentativa de deixar o DEM, quanto na primeira, negada pelo TSE, Betinho tinha em vista migrar para o PSC, partido que, no Rio Grande do Norte, é presidido pelo filho do deputado, Betinho Segundo. Contudo, segundo o deputado, o PSC está ameaçando lançar a candidatura do pastor Everaldo, presidente nacional da legenda – aquele que trabalha no Gabinete do deputado pastor Marcos Feliciano -, e isso, simplesmente, poderá inviabilizar a ida de Betinho para o PSC, porque seu desejo é ir para a base de Dilma. “Eu quero ir para um partido da base do governo Dilma”, afirmou. Assim, se o PSC lançar candidato a presidente, PTB e PP são as alternativas a Betinho. “Se não tivesse a candidatura de Everaldo, eu iria para o PSC. Mas o PTB e o PP são possibilidades”, declarou.
OUTRAS BAIXAS
As declarações de Betinho vêm a público um dia após a governadora elogiar a presidente Dilma e apontar que o DEM vive um “momento difícil”, dado a dificuldade de se fazer oposição. Nos bastidores, especula-se que Rosalba possa ter a intenção de deixar o DEM e migrar para uma legenda da base da presidente Dilma Rousseff. Tudo isso, para tentar obter o apoio da presidente a sua reeleição, no ano que vem.
“Realmente eu digo, com toda a honestidade: Eu tenho, como governadora, não somente o dever, mas também o direito, de poder colocar as minhas opiniões e com relação ao governo da presidenta Dilma ela tem sido realmente uma grande parceira, tem ajudado o nosso Estado e eu não posso chegar e dizer diferente. Essa é a realidade, essa é a verdade e eu vou bater nas portas do governo federal quantas e quantas vezes forem necessárias. É um direito do RN e um dever da governadora”.
Além de Rosalba, o deputado estadual Leonardo Nogueira e a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado, hoje no DEM, também estudam deixar a legenda.  “Vejo a manifestação de Leonardo e Fafá deixarem o Democratas e irem para o PMDB. Devem existir argumentos deles para eles deixarem a legenda, porque eu também tenho argumentos para deixar a legenda”, disse ainda o deputado federal Betinho Rosado.
 
Deputado critica o DEM: “Oposição cega não pode ser continuada”
O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, ainda não se manifestou sobre as insatisfações dentro do seu partido. Enquanto isso as avaliações negativas se avolumam. O deputado Betinho Rosado, por exemplo, acha que o DEM necessita de uma “correção de rumos”. Na sua avaliação, a “oposição cega”, feita pelo partido, “não pode ser continuada”.
Segundo o deputado Betinho, o DEM começou seu declínio em 2002, quando, após a vitória de Lula, o partido decidiu ir para a oposição mesmo tendo apoiado Ciro Gomes no primeiro turno. O PMDB, que tinha apoiado José Serra (PSDB), terminado a eleição, agiu diferente e foi apoiar Lula. “De lá para cá, nós, que elegemos 87 deputados naquele período, estamos com 27 no momento. Ou seja, perdemos exatos 60 deputados. E o Democratas, se não corrigir a sua orientação política e econômica, vai ter mais dificuldades ainda. Quem diz isso é o prefeito de Salvador (ACM Neto, do DEM), que, juntamente com a governadora Rosalba, são os dois maiores expoentes da política dos Democratas neste momento atual”, analisa o parlamentar.
Ainda de acordo com Betinho, o DEM precisa apoiar o que é bom para o País, e não apenas ser contra o PT. Para tanto, cita a recente MP dos Portos, que, na sua avaliação, aponta para o crescimento brasileiro, mas que o DEM foi contra. “O processo de participação na economia da iniciativa privada numa ação como a portuária no Brasil sempre foi defendido pelos Democratas e negado pelo PT. Na hora que o PT resolve fazer, o DEM resolve ficar contra. Não. Nós temos que apoiar, porque isso é uma coisa boa para o nosso País”, exemplificou.
PROGRAMA
O programa de TV que o DEM exibirá amanhã nacionalmente não contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini. A legenda irá atacar justamente o que a governadora tem defendido: O governo da presidente Dilma Rousseff.
Segundo a coluna “Painel na Folha”, o programa de TV do DEM que será exibido amanhã bate na tecla da alta da inflação, assim como o do PSDB. “A propaganda mostra pessoas numa feira livre reclamando dos preços de produtos, entre eles o tomate”, informa o jornal.
“O DEM também foi a vários canteiros de obras do governo Dilma Rousseff, como a transposição do rio São Francisco, para mostrar que estão inacabadas. Em cada uma delas, carimba: ‘Prometeu; não entregou’”, continua o informativo.
Ainda de acordo com a Folha de São Paulo, a principal estrela do programa será o prefeito de Salvador, ACM Neto. O jornal informa, por fim, que o marqueteiro responsável pela peça publicitária é o também baiano José Fernandes. E que “a governadora Rosalba Ciarlini, com baixa avaliação, não aparece”.
 
fonte: jornaldehoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE, UMA AMEAÇA CONSTANTE

  Com a estação chuvosa é preciso estarmos atentos e cuidarmos para que o Aedes aegypti🦟 não nasça.  Esse é o mosquito que transmite dengue...