rudy trindade/aePresidenta Dilma Rousseff (à direita) e governador Sérgio Cabral (à esquerda) aplaudem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foi o início de uma série de elogios ao ex-presidente e a seu governo (2003-2010), comandada pelos reitores de quatro universidades federais do Rio (UFRJ, Fluminense, Uni-Rio e Rural) e também da Estadual (UERJ), que concederam os títulos. Todos exaltaram a política educacional de Lula. "Campeão de utopias realizadas", "doutor da causa da humanidade" e "eterno presidente do Brasil" foram expressões usadas pelos dirigentes na cerimônia em que Lula recebeu os diplomas e vestiu as "vestes talares" do título: a samarra, espécie de toga, e o capelo, chapéu com franjas. Ambas são vermelhas, cor-símbolo das ciências humanas. Apesar da fragilidade, depois de vesti-las Lula brincou, mostrando a língua e fazendo o sinal de positivo. Fora, estudantes de Medicina da UFRJ em Macaé protestavam contra más condições de ensino.
"Não é possível viver sem esperança, e quero lhe agradecer por isso", afirmou, dirigindo-se ao ex-presidente, o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, que após seu discurso abraçou Lula e deu-lhe um beijo. Já o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, apesar dos elogios, pediu gastos de 10% do PIB para a educação e protestou contra os baixos salários do setor. O reitor da UFRJ, Carlos Levi, foi "saudado" por um grito de "cotas na UFRJ" - a universidade reserva vagas para estudantes da rede pública, mas não utiliza critérios raciais para a escolha. A presidenta Dilma não discursou, mas, ao lado do ex-presidente, enxugou lágrimas, puxou palmas, sorriu e até "soprou-lhe" algumas informações, ajudando-o no discurso.
Ex-presidente faz discurso emocionadoEmocionado, mas sereno, o ex-presidente parecia mais disposto que na véspera. Com a respiração inicialmente um pouco ofegante, pediu desculpas por falar sentado, o que, afirmou, não é seu hábito, e por não discursar de improviso, mas ler um discurso previamente preparado, porque sua garganta, contou, ainda está em processo de recuperação. "Ou seja, se por acaso eu não conseguir falar, vocês sabem que eu tenho até um reserva aqui, que vai ler o discurso para mim. Quero pedir paciência para vocês", disse ele, arrancando aplausos.
O ex-presidente declarou-se honrado com os títulos que recebeu. "Vocês não podem imaginar o que significa para alguém como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador do conhecimento, e que a vida inteira apoiou a luta pela educação, tornar-se doutor honoris causa dessas magníficas universidades", disse. Ele se emocionou ao falar, com voz embargada, dos moradores do Rio de Janeiro, " nascidos aqui ou vindos de outras terras, mas inconfundivelmente banhados pelo espírito carioca".[...]
"Eu, que antes do diploma de presidente da república tinha somente o diploma de torneiro mecânico do Senai sei o quanto a educação é capaz de mudar a vida de uma pessoa, de uma família e de uma nação. Pois foi aquele diploma que me abriu a oportunidade de emprego e de uma vida melhor"
fonte:tribunadonorte.com.br/noticia/lula-recebe-cinco-titulos-de-doutor-honoris-causa/219415
Nenhum comentário:
Postar um comentário