Powered By Blogger

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Minha opinião: Carnaval em Lajes – 2013


Tendo ouvido comentários e  lido nas redes sociais que neste município não ocorrerá o período de momo o que contrariaria  a vontade de muita gente, principalmente o público jovem, resolvi escrever algumas linhas sobre o carnaval 2013 em Lajes discordando de tais opiniões. Carnaval, como festa popular,  não se limita à vontade desse ou daquele gestor público ou somente às  recomendações  de quaisquer entidades;  como não deve também  depender apenas dos recursos “públicos” disponíveis. Não se faz carnaval apenas com a contratação de badaladas bandas subtraindo  o erário que, mesmo em condições normais e tendo  sustentabilidade financeira para assumir a quase totalidade dos gastos, não deve corresponder caprichosamente ao anseio de alguns em detrimento daquilo que muito poder-se-ia fazer em  áreas essenciais  como saúde, educação, segurança, trabalho, moradia, entre outros.
O carnaval pode ocorrer sim no município a partir da iniciativa individual ou coletiva daqueles que curtem tal festa, podendo inclusive superar a qualidade dos últimos carnavais. Sugiro aqui a criatividade: o ressurgimento dos blocos de rua, dos papangus – personagens característicos do Carnaval – das bandinhas de sopro e corda (as fanfarras) com artistas da terra que podem perfeitamente animar a moçada em clubes e praças, muitas vezes voluntariamente. O Zé Pereira é um bom exemplo disso. Sou daqueles que defendem o carnaval  sui generis, de rua, com livre participação da população. Viva a criatividade! Viva a alegria! Viva o Carnaval!

Professor Renier Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE, UMA AMEAÇA CONSTANTE

  Com a estação chuvosa é preciso estarmos atentos e cuidarmos para que o Aedes aegypti🦟 não nasça.  Esse é o mosquito que transmite dengue...