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quarta-feira, 8 de julho de 2020

GESTORES/EDUCADORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NATAL PUBLICAM MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA

MANIFESTO DA EDUCAÇÃO PELA VIDA ASSINADO PELOS GESTORES/EDUCADORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NATAL
 Nós, gestores e educadores da Rede Pública Municipal de Educação de Natal, no momento delicadíssimo em que o novo Coronavírus apresenta sua curva de contágio, ainda não controlada em nosso estado, vimos externar nossa preocupação diante das notícias de retorno às aulas em breve, sem que as nossas Escolas e CMEI’s estejam sendo preparadas e/ou readaptadas para tal. Sem que a Secretaria Municipal de Educação de Natal – SME, conheça o estado de saúde física e mental dos educadores e funcionários que trabalham nas unidades escolares e sem que tenha expedido qualquer protocolo específico sobre medidas e garantias para que a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e I e Alfabetização de Jovens e Adultos possam voltar com segurança. Ademais, outro ponto importante se impõe: como realizar tal medida sem que haja um posicionamento conclusivo das autoridades sanitárias de nosso país e de nosso estado a respeito do efetivo controle da situação? Ressaltamos que a elaboração deste documento decorre da absoluta necessidade de nos resguardarmos, enquanto gestores/educadores, de quaisquer responsabilidades sobre eventuais casos posteriores de contaminação da COVID-19 por parte dos educadores, funcionários e alunos que integrem nossas unidades escolares. Todos sabemos das grandes deficiências estruturais e materiais que as unidades de ensino público de toda a rede municipal já de há muito apresentam e que, caso não sejam devidamente recuperadas e readequadas às necessidades sanitárias exigidas, importarão em graves riscos de contaminação para a comunidade escolar, colocando em perigo vidas humanas que importam e não têm preço. Há mais de 100 dias estamos sem nenhuma ação efetiva de melhoria, reforma ou readequação desses espaços físicos, bem como de seus equipamentos. Tampouco recebemos protocolos pedagógicos e administrativos específicos e objetivos sobre a melhor forma de enfrentamento dessa pandemia, assim como sobre o uso das novas tecnologias mais indicadas para a aproximação e continuidade do processo de aprendizagem dos nossos alunos, mesmo à distância. Lembramos que a Educação é construída sobre os alicerces do amor, onde a afetividade, o respeito e o cuidar constituem o referencial maior da finalidade transformadora da sociedade. Não há educação de qualidade sem educadores qualificados, motivados e, no caso presente, seguros. Muitos de nós, estamos sofrendo transtornos emocionais decorrentes de stress, depressão, ansiedade, além de enfrentar dificuldades outras, sejam elas de saúde física, mental, afetiva ou financeira. O momento atual exige urgentemente um olhar diferenciado por parte da SME sobre a comunidade escolar, considerando, sobretudo, suas peculiaridades sociais e geográficas. É fundamental, também, ressaltar que a educação infantil tem suas especificidades próprias, tais como a etapa primeira da Educação Básica, compreendida nas modalidades Creche e Pré-escola. Nesse particular, entendemos que não há a menor possibilidade da Creche retomar suas atividades presenciais este ano, ainda que seja de forma gradual, sob pena de se colocar em risco a segurança de todos. Imperioso lembrar que esta fase requer experiências, momentos de aprendizagem e de muita afetividade, o que implica em contato físico frequente, colo e aproximação, situação esta, agravada pela interrupção do processo de inserção/adaptação dessas crianças no ambiente escolar, em razão do longo tempo de afastamento causado pela pandemia. A seu turno, os problemas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, também exigem tratamento cuidadoso e diferenciado, uma vez que funciona em 23 escolas municipais e possui dentre a maior parte do público alvo, pessoas vulneráveis acima dos 60 anos. Assim sendo, por todo o exposto, relacionamos abaixo, EM ANEXO, as principais providências administrativas, pedagógicas, sanitárias e de higiene a serem adotadas imediatamente pela Secretaria Municipal de Educação – SME, sem as quais não haverá condições de retorno às aulas. Reforçamos, ao fim, que não estamos pleiteando favores, nem individuais nem coletivos. Pleiteamos direitos. À vida, à segurança e à saúde de todos nós que integramos a Comunidade Escolar do Município de Natal.

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