A primeira fase de vendas dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014 teve início às 7 horas da manhã desta terça-feira e vai até o dia 10 de outubro, pelo site da Fifa, www.fifa.com. Quem fez o acesso até 08 horas da manhã praticamente não teve dificuldade para conseguir finalizar o processo de inscrições para pleitear os ingressos. A partir deste horário, a página da entidade sequer conseguia validar o acesso para a área de compra dos bilhetes.
Segundo a Fifa, entretanto, o torcedor não precisará se preocupar em fazer o pedido dos seus ingressos logo nas primeiras horas. A entidade diz que todas as solicitações serão processadas juntas, não importando a ordem de chegada Caso o número de pedidos por jogo seja maior do que o número de ingressos disponíveis, será realizado um sorteio, e os contemplados com as entradas receberão uma confirmação entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro.
Para solicitar o ingresso, o torcedor deverá fornecer seus dados pessoais e os de seus acompanhantes, escolher a partida que deseja assistir e a categoria da localização no estádio (de 1 a 4) ? não é possível escolher o assento, mas a Fifa garante que os pedidos processados juntos serão alocados lado a lado.Poderão adquirir ingressos de meia-entrada (50% de desconto) as pessoas com 60 anos de idade ou mais até a data da final da Copa do Mundo de 2014, estudantes e beneficiários do programa Bolsa-Família.
O desconto vale apenas para ingressos da categoria 4 – reservada somente para quem reside no Brasil. Somente idosos poderão adquirir ingressos de todas as categorias (1, 2, 3 e 4) com os 50% de desconto garantidos. A comprovação da meia-entrada será feita, segundo as orientações da Fifa, tanto na retirada dos ingressos como na entrada do estádio.
Cada torcedor poderá comprar, no máximo, quatro ingressos por partida do Mundial de 2014, sendo todos eles da mesma categoria. O solicitante também terá um limite de jogos para os quais poderá adquirir entradas na Copa ? no máximo, sete por comprador, não sendo permitida a aquisição de ingressos para duas partidas realizadas no mesmo dia.
Há ainda a opção dos pacotes por seleção ou por cidade-sede. No caso do pacote por seleção (TST), o torcedor poderá comprar ingressos para, no mínimo, três (todos os jogos da fase de grupos) e, no máximo, sete partidas (todos até a final). Se a seleção escolhida for eliminada nas oitavas de final e o ingresso cobrir mais do que quatro jogos, o bilhete passará a valer para as partidas que a equipe que venceu sua seleção disputar, e assim sucessivamente.
O torcedor também poderá adquirir o pacote por cidade-sede (VST), que inclui de quatro a seis jogos disputados em um único estádio. Neste caso, porém, ficam fora do pacote os jogos de abertura, de quartas-de-final, semifinal e final. Ainda para evitar a atuação de cambistas, a Fifa proíbe qualquer tipo de revenda de ingressos para o Mundial de 2014. A única forma de repassar entradas será pela própria plataforma de revenda oficial criada pela Fifa, que deve ser lançada no ano que vem. O torcedor poderá revender tanto uma parte como todo o seu pedido, exceto a entrada do comprador principal.
Retirada
A partir de abril do ano que vem, a Fifa disponibilizará centros de retiradas dos ingressos para o Mundial nas 12 cidades-sede. Além disso, a Fifa também dará a opção da entrega em domicílio, pelo correio. Nesse caso, o torcedor deverá solicitar no ato da compra a opção de receber seus ingressos em casa, com o acréscimo de uma taxa de frete – que varia de acordo com o endereço do comprador.
Após o primeiro prazo, as vendas serão reabertas no site da Fifa entre 5 e 28 de novembro, desta vez por ordem de solicitação. Nesse caso, o interessado será informado imediatamente se seu pedido foi ou não processado. Depois disso, uma nova fase de vendas será aberta de 8 de dezembro a 30 de janeiro, também por sorteio, quando todos os confrontos da primeira fase do Mundial já estarão definidos. Entre 31 de janeiro e 25 de fevereiro, a Fifa enviará um e-mail aos solicitantes confirmando ou não a compra.
Entre 26 de fevereiro e 1º de abril, uma nova venda por ordem de chegada acontecerá pelo site da entidade. Depois disso, restará a venda chamada de “última hora”, que vai de 15 de abril até 13 de julho, por meio do próprio site da Fifa ou nos Centros de Venda de Ingressos oficiais, que serão divulgados posteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário