Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sem chuvas // Quase 140 municípios potiguares enfrentam seca

Análise das chuvas ocorridas este ano no Rio Grande do Norte mostram que o mês de março - ao contrário da média histórica registrada - apresentou um quadro de seca. O relatório foi feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e deverá embasar a reunião de hoje, às 10h, no Gabinete Civil da Governadoria, para avaliar a situação de emergência de 139 municípios potiguares. 71 deles já estão sendo abastecidos pela Operação Pipa. Participam do encontro a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, secretarias estaduais de Agricultura (Sape) e de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além da Emater, Emparn e Idarn e dirigentes de federações. Durante a reunião serão definidas ações emergenciais de enfrentamento ao momento de estiagem no semi-árido potiguar.
Segundo levantamento da Emparn, a situação de chuvas abaixo do normal foi verificada em 143 municípios potiguares que fazem parte da região semiárida do RN, na qual o período chuvoso se concentra entre os meses de fevereiro emaio. A falta de chuvas em março comprometeu as atividades da agricultura de sequeiro e da pecuária. A avaliação da Emparn mostra que "em 2012 tem acontecido uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas", problema que já havia ocorrido nos meses janeiro e fevereiro devido às condições dos oceanos Pacífico e Atlântico. Em março, um bloqueio que se estabeleceu sobre a Região Nordeste do Brasil impediu a formação de chuvas.
Em seu relatório, o meteorologista Gilmar Bristot avalia que a ocorrência de chuvas na região semiárida no mês de abril terá uma melhora em relação a março e que deverão ocorrer chuvas em torno da normalidade, que em valores significa índices próximos da média de 200 mm, mas com grande variação temporal e espacial.

Litoral
Para a região litorânea do Estado, onde está inserida a região da Grande Natal, as chuvas também deverão ficar próximas da normalidade. Lembrando que o período chuvoso principal no leste do Estado ocorre entre os meses de abril a julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE, UMA AMEAÇA CONSTANTE

  Com a estação chuvosa é preciso estarmos atentos e cuidarmos para que o Aedes aegypti🦟 não nasça.  Esse é o mosquito que transmite dengue...